
Hoje, 21 de fevereiro de 2025, a Lua encontra-se na fase Minguante, estando visível apenas em 46% do seu total. Essa redução na sua visibilidade segue até que a Lua Nova surja em 27 de fevereiro, precisamente às 21h46. Esta mudança faz parte de um ciclo natural pelo qual todos nós já olhamos para o céu, mas nem sempre compreendemos em detalhes. A média do ciclo lunar é de 29,5 dias, algo fascinante sobre como a natureza segue seu curso pontualmente.
Calendário Lunar de Fevereiro e Março
Fevereiro já trouxe algumas mudanças no céu. O mês começou com a Lua Crescente em 5 de fevereiro às 05h03, seguida pela Lua Cheia em 12 de fevereiro às 10h54, antes de retornarmos à Lua Minguante em 20 de fevereiro às 14h34. O passo seguinte será a Lua Nova, fechando esse atual ciclo lunar.
O ciclo recomeça em março, prometendo novas fases para prestarmos atenção. O céu nos mostrará a Lua Crescente em 6 de março às 13h33, a Lua Cheia brilhará intensamente na noite de 14 de março às 3h55, a fase Minguante volta em 22 de março às 8h32 e, novamente, nos deparamos com a Lua Nova no dia 29 de março.

Distância e Aparência da Lua
Curiosamente, a distância média da Lua à Terra está em torno de 363.314,22 km. Este caminho varie um pouquinho conforme a posição que ela ocupa na sua órbita. Algo interessante de observarmos é como a aparência lunar muda dependendo de onde estamos no mundo—o famoso efeito do hemisfério. No hemisfério norte e no sul, a mesma fase pode parecer diferente devido a ângulos de observação distintos.
Compreender a constante dança da Lua ajuda-nos a valorizar o quão magnífico e ordenado é o nosso universo. Quando olharmos para o céu esta noite, saberemos que há mais do que uma simples bola luminosa no céu; há um ciclo inteiro de transformação a cada dia, mês após mês.
Escreva um comentário